segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ziraldo e a Dica de leitura da semana


"Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais. É o mais velho de uma família de sete irmãos. Seu nome vem da combinação do nomes de sua mãe, Zizinha com o de seu pai Geraldo: surgiu o Ziraldo, um nome único. Muda-se para o Rio de Janeiro aos 16 anos. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como jornal do Brasil,O Cruzeiro, Folha de Minas, e outros.

Além de pintor é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista, escritor e colecionador de piadas. Sua vasta obra faz parte do nosso quotidiano. O cartaz de um filme, um logotipo, uma camiseta, um programa de televisão, uma capa de revista, uma simples caixinha de fósforo, tudo ganha um charme especial. Um bom brasileiro diz logo de cara: só pode ser coisa do Ziraldo!

Seus trabalhos já foram traduzidos para diversos idiomas como françês, espanhol, alemão, inglês, italiano e basco. Os trabalhos de Ziraldo representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu! Ilustrou o primeiro livro brasileiro com versão integral online, em uma iniciativa pioneira. Ziraldo tem paixão pelo desenho desde a mais tenra idade. Desenhava em todos os lugares - na calçada, nas paredes, na sala de aula...Outra de suas paixões desde a sua infância é a leitura. Lia tudo que caia nas mãos."

A dica de leitura de hoje é O joelho de Juvenal do Ziraldo, mas essa dica pode ser desdobrada em outras. Trata-se dos livros que integram a COLEÇÃO CORPIM. Feitos em letra bastão, a coleçaõ apresenta diferentes partes do corpo como personagens, de maneira criativa e bem-sucedida.


 
" Juvenal era o joelho de um menino levado... Vivia esfolado,é verdade, mas tinha muitos momentos felizes, correndo, pulando, saltando, nadando e se divertindo com o menino." E tem também o umbigo Rolim, O sorriso Luiz, os dez amigos, Pé Legrino e Pé Trônio..
                                                                                                                                                                 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário